domingo, outubro 19, 2008

"Longevidade ativa, criativa e saudável"


Palestra proferida no "2º Encontro de Aposentados e Pensionistas do Sindifisco", em Recife no dia 09-09-08.



Foto no "Momento de Autogafos" do livro "Vida longa com qualidade II" após a Palestra




Proferindo palestra no encerramento do Forum Internacional de Saúde Corporativa - São Paulo 03-09-08 - "Promoção da Saúde para diminuir custos"


SAÚDE CORPORATIVA

Artigo publicado no Jornal O Povo em 01-10-08

No início deste mês, em São Paulo, proferi palestra no encerramento do “I Fórum Internacional de Saúde Corporativa”, evento com a participação de mais de 300 representantes de diferentes organizações privadas e algumas poucas públicas. O Fórum foi complementado por várias publicações em revistas de grande importância nacional.
Como venho destacando, há vários anos, Promoção da Saúde é assunto fundamental para as organizações privadas dos países desenvolvidos e que está chegando ao Brasil. As grandes e importantes organizações do país estiveram presentes no Fórum, destacando o valor do assunto na atualidade brasileira.
Promoção da Saúde, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) compreende: prevenção das enfermidades, estilos de vida saudáveis, prevenção dos fatores de riscos (químicos, físicos e biológicos), educação e comunicação em saúde e busca da melhoria das condições sócio-econômicas para a saúde.
E no momento da propaganda eleitoral, com os poucos candidatos destacando o que irão realizar em saúde, se eleitos forem, não vemos nenhum falando em temas da promoção da saúde. O assunto parece não ter “valor” na mobilização da população. Falam de mais profissionais de saúde, novos hospitais e postos de saúde. É o que conquista a nossa população culturalmente condicionada a gostar e querer mais remédios, mais exames e mais internações hospitalares. Claro que necessitamos de pessoal capacitado e suficiente e equipamentos adequados de saúde. Mas, como fundamental na área da saúde coletiva,, necessitamos de um comportamento saudável da população e de medidas que promovam e facilitem esta atitude.
“Estilos saudáveis de vida” não parece ser assunto do agrado de muita gente. Mudar meus estilos de vida? Jamais! É o que pensam e dizem muitos brasileiros, desprezando o elemento fundamental para combater e evitar a doença e a morte prematura.
A OMS afirma que 70% das doenças não aparecem quando temos estilos saudáveis de vida. Portanto, o fundamental é a Promoção da Saúde da população. Claro, completada com os elementos de Atenção de Saúde (primária, secundária e terciária).
Pois empresas particulares, inteligentes e práticas, nos seus programas de Saúde Corporativa, estão desenvolvendo o tema com grande destaque e sabedoria. Através de programas inteligentes e baratos, mobilizam os funcionários e conseguem promover importantes mudanças de hábitos que são prejudiciais. Eles passam então a apresentar menor absenteísmo, maior produção individual e melhor qualidade de vida. E, no final, todos saem ganhando com a mudança.
E mais, não fica somente nisso, muitas empresas estão associando aos seus programas de saúde corporativa, outros de melhoria de qualidade vida com resultados ainda mais expressivos.
Quem sabe, através da empresa privada, cheguemos ao governo e ao público? Já aconteceu isto com outros temas.

Antero Coelho Neto
Médico, Diretor do IQVida