domingo, junho 05, 2011

Unidade Hospitalar para os idosos

UNIDADE HOSPITALAR PARA OS IDOSOS
Publicado Jornal O Povo em 20-04-11

Sempre tenho destacado para meus amigos que tive muita felicidade de, várias vezes, “estar no lugar certo, no momento certo”.
Assim, pude aprender e participar de muitos momentos importantes de transformações e realizações nas áreas de educação, saúde e longevidade com qualidade de vida, no Brasil e no Exterior.
Lembro isto para justificar e explicar as minhas declarações, críticas e posições que sempre tenho assumido, principalmente nos últimos anos, em situações como a que estamos no Brasil.
Quero destacar 3 delas: a do nosso atual sistema de saúde (SUS), o grande aumento da população idosa do país (dentro de poucos anos seremos o 6º país do mundo) e que esta população idosa tem e terá, cada vez mais, patologias desgastantes e traumatizantes.
Esclareço, como sempre tenho feito, que o SUS constitui, como projeto, um excelente sistema para a prevenção e atenção de saúde. Considero o melhor da América Latina e também, até dos Estados Unidos. Estava na OMS/OPS quando ele foi planejado e implantado e pude conviver e compará-lo com vários outros dos locais onde trabalhei ativamente e participei dando consultorias e ajudas. O que ocorre e agora mais ainda, é a sua falta de estruturação material, número insuficiente de profissionais capacitados e a grande deformação política de sua administração, provocando uma destruidora falta de distribuição de seus níveis de atenção de saúde.
Assim explicado, destaco o momento atual quando o Instituto de Geriatria do Ceará apresenta uma excelente proposta para a criação de uma Unidade Hospitalar que diminuirá muito as deficiências existentes na atualidade devidas ao nosso sistema de saúde e o grande aumento de idosos.
E ai temos a excelente oportunidade de estabelecer uma prática e oportuna associação entre o Plano SUS e a eficiente, adequada e importante configuração da Universidade Federal do Ceará que poderá dirigir um Hospital com os seus ótimos e diferentes cursos de formação e treinamento de médicos, enfermeiros, odontólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, assistentes sociais, sociólogos, agentes de saúde, cuidadores de idosos e outros para a elaboração da Unidade proposta.
Senhores representantes políticos de nosso Estado e população em geral, vamos nos juntar neste momento tão oportuno para a melhoria da saúde e qualidade de vida dos nossos pais e avós e para muitos de nós mesmos? Vamos ajudar na luta pela construção dessa Unidade Hospitalar? É uma excelente oportunidade para participar do nosso desenvolvimento. Temos de ser mais participativos. Temos de aprender a lutar pelos nossos direitos.
Antero Coelho Neto – Médico, professor e presidente da Academia Cearense de Medicina

Nenhum comentário: